segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O programa Madeira Viva (28.12.2010)

Assista ao programa "Madeira Viva" do dia 28 de Dezembro, onde o Paul do Mar esteve em destaque.
Para visualizar o programa, clique no logotipo.

domingo, 30 de janeiro de 2011

"A vida é uma aventura"




Maurício Santos sempre se considerou como um 'aventureiro amador'. Nos seus 32 anos de vida experimentou vários desportos e actividades consideradas por muitos como mais ou menos radicais. Praticou bodyboard, surf e windsurf, experimentou a escalada, o canyoning e o snowboard, e andou pelos ares num curso de pára-quedismo. Mas mesmo assim, continua a dizer que a sua principal aventura foi a subida do Kilimanjaro, o mais alto pico do continente africano.
Foi tudo preparado num par de meses. A ideia surgiu como uma forma de aliar a aventura à divulgação da doença rara que afecta a irmã (neurofibromatose) e rapidamente se concretizou. Às suas expensas, preparou tudo desde a Madeira. A expedição foi combinada com uma empresa local da Tanzânia experiente também em termos das 'descobertas' do Kilimanjaro, e na mala arrumou cedo uma bandeira com o símbolo da Associação Portuguesa de Neurofibromatose, com que mais tarde se faria fotografar a mais de cinco mil metros de altitude.
A 11 de Janeiro de 2008 chegou à Tanzânia e os percalços rapidamente se fizeram sentir. Um dia e meio depois da chegada a África foi acometido de uma intoxicação alimentar que o deixou enfraquecido. Mas não baixou os braços e, no dia 15, lá iniciou a subida dos longos e difíceis 5.895 metros de altitude do Kilimanjaro.
Acompanhado por um guia local e uma pequena equipa de carregadores, Maurício começou a subida. O primeiro dia foi repleto de energia e sorrisos, mas o aumento da altitude e o pouco tempo de aclimatização fizeram com que logo no segundo dia de escalada as dificuldades começassem.
Uma dor de cabeça intensa foi a companheira fiel de viagem. Depois ainda vieram o vento forte e gelado, as temperaturas negativas, as dores no corpo, as alucinações, a fraqueza e, até, a descoordenação de movimentos.
Para manter a consciência e o ânimo, Maurício agarrou-se aos objectivos primeiros da viagem e a uma pequena placa de madeira com uma inscrição inspiradora da irmã. No quinto dia, atingiu o cume e cumpriu a sua missão.
Regressado ao acampamento base, com a sensação de missão cumprida, e depois de recuperar forças, ainda teve tempo para fazer um safari antes de regressar a Portugal e contar a sua aventura à imprensa e às televisões.
Três anos passados, as memórias dessa aventura são muitas e marcantes. Mas é a distância que o faz admitir que aquilo que concretizou em 2008 é um "tipo de aventura requer muita preparação e alguma disponibilidade, e conforto financeiro, algo que neste país, é cada vez mais escasso". Porém, acrescenta, "não é impossível, pois sei que existem pessoas que alinham neste tipo de aventuras como foi o caso daqueles que conheci no programa da TVI. Ou seja cada um de nós pode e deve experimentar pelo menos uma vez na vida uma aventura desse género, e não pode pensar que é impossível, deve antes de mais acreditar!".
E a subida do Kilimanjaro foi a primeira aventura que fez do género. "Já tinha feito outras aventuras mas não com a intenção de apoiar uma instituição de solidariedade como a APNF (Associação Portuguesa de Neurofibromatose)" e muito menos tão 'loucas' como a que o levou à Tanzânia. "Já tive aventuras de sobrevivência que ficam no mesmo patamar. Por exemplo, já me vi perdido num caminho no Parque Natural da Serra Nevada com apenas a luz do telemóvel para me guiar, e tive que descer a serra sem equipamento de escalada, agarrado as rochas. Já me meti no mar num dia de "levadia" no Paul do Mar, procurando surfar a maior onda, sorte tive eu nesse dia, pois apenas surfei uma onda (pois tive medo e dificuldades era tal o tamanho das ondas), logo a seguir fui para casa pois não queria arriscar, estava sozinho e nunca se sabe!".
E as experiências não ficam por aqui, relata à MAIS. "Uma vez num dos meus primeiros saltos de pára-quedismo em formação e com um senhor que já não saltava a algum tempo, decidimos entre nós que, antes de atingirmos os 4000 pés, iríamos tentar o maior número de 360º em formação, e que ele seria o primeiro a separar, logo significaria que eu teria que dar uma margem de folga antes de abrir o meu pára-quedas. Mas sei que assim que abri, estava a apenas aproximadamente 3 segundos de me estatelar no chão e assim que abri nem tive tempo de fazer os procedimentos normais e logo aterrei no chão. O choque foi tal que nesse dia só consegui dormir lá por volta das 4 horas da manhã!".
E muitas mais páginas poderiam ser escritas sobre as suas experiências, algumas mais 'loucas' do que outras, mas sempre com resultados positivos, em termos do crescimento pessoal e mental e da forma como encara a vida.
É por isso que incentiva sempre os outros a se aventurarem sempre que possível. "Incentivo pois a vida é por si só uma aventura, a cada canto em cada esquina podemos nos deparar com uma aventura. Julgo que nos dias de hoje as pessoas ficam muito tempo em casa, imaginando as aventuras que poderiam estar a fazer ou admirando as aventuras dos outros. Há algum tempo, o homem constantemente lutava pela sua sobrevivência, e não falo apenas em termos materiais, falo mesmo no aspecto guerreiro, a ausência de tal, nos dias de hoje, criam lacunas que hoje estão a ser substituídas cada vez mais pelo desporto radical e de aventura. O que quero dizer não é para todos saírem dos seus sofás e subirem uma montanha, mas encararem o facto de que apenas temos uma vida e ela tem que ser vivida, e não conheço melhor maneira de viver do que através da aventura. Costumo dizer que a vida é uma Aventura, é preciso vivê-la!".
Hoje, três anos passados da subida ao Kilimanjaro, Maurício Santos, casado e com um filho de um ano, continua a dizer que existem mais aventuras a concretizar. "Gostaria de poder concretizar o objectivo de subir as 7 montanhas mais altas de cada continente. Embora eu saiba que é muito difícil, seria óptimo pois poderia ajudar muitas instituições de solidariedade e ao mesmo tempo aproveitava para conhecer os locais que iria visitar", confessa. "Agora que sou pai e marido, sei que tenho outras responsabilidades mais urgentes, e não esqueço que ser pai é só por si uma linda aventura que não seria possível sem o apoio e o amor da minha querida mulher". Talvez daqui a uns anos possa realizar aventuras em família ou "quem sabe, um dia o meu filho queira também seguir este espírito de aventura".
Fonte:
Revista Mais - DN Madeira
Texto: Ana Luisa Correia
Fotos: Maurício Santos

O hotel do Paul do Mar, reabre a 6 de Fevereiro


No facebook do "Hotel do Paul do Mar" tem a seguinte notícia: "Óptimas Notícias, abertura do hotel a partir do dia 6 Fevereiro.
Venha e desfrute o « NEW LOOK» no Hotel Paul do Mar, e á vontade para o nosso email
reservations@hotelpauldomar.com."

Fonte: Facebook

Pastelaria Vila Amoré encerra para férias

Entre os dias 1 de Fevereiro e 4 de Março a Pastelaria Vila Amoré, está encerrada para férias.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Agenda desportiva

Campo Municipal do Paul do Mar
30.01.2011
10:30
Campeonato Regional Iniciados

Estrela da Calheta - União

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Olhares criticos



Por lapso (um clique a mais), este comentário não foi publicado no seu devido lugar: Assim, transcreve-o na integra: "Boas fotos Paulo parabéns, como e usual mais um grande trabalho a divulgar o que se passa na nossa terra. Comprimentos a todos".
Obrigado pelo comentário construtivo. Não vale a pena escreverem, coisas fúteis. O importante é olhar o futuro com esperança e criar as condições de segurança para aquela área.
Foto: Obtida neste aqui

O antes e o depois da tempestade


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os danos causados pelo temporal (fotos de 27.01.2011)

Telejornal da RTP/Madeira (26.01.2011)


Para ver a reportagem sobre a tempestade no Paul do Mar, clique no logotipo da RTP/Madeira

Junta do Paul protesta por obra mal feita


"Já disse no dia 20 de Fevereiro que aquela comporta não serve. A freguesia está abaixo do nível do mar e estas obras que se fizeram aqui não tiveram em conta essa situação". O desabafo é de José da Silva Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia do Paul do Mar, surge praticamente um ano depois, na sequência de novas inundações que ontem se registaram na localidade do concelho da Calheta. O autarca social-democrata, agastado, ao DIÁRIO e à TSF-Madeira, disse ontem que é sempre a mesma coisa e que ninguém o escuta. Mesmo assim reiterou os sucessivos alertas, dizendo ter vindo a solicitar, junto da Câmara Municipal, o melhoramento em causa, mas, além das promessas, confessou não ver concretizado o beneficio que vem reclamando. No entender do presidente da Junta, a intervenção que sugeriu serviria para "escoar mais facilmente a água das fortes chuvas".
O canal do 'protesto' está situado à entrada do campo de futebol. Segundo José da Silva Gonçalves a "portinhola foi alterada" e o mecanismo "não é adequado", vinca. "É preciso que as casas tenham água pelo tecto para que a porta se abra", expressava, revoltado o eleito pelo PSD.
A constatação do presidente aconteceu momentos após ter efectuado uma ronda pela localidade e de visto a população criticar veementemente a estagnação do volume de água, lama e pedras acumuladas junto ao bairro social.
Antes, pela madrugada a forte precipitação fez deslizar uma derrocada de grandes proporções. A lama e água invadiram habitações, causando um enorme susto nos moradores com residência junto à estrada de acesso à Fajã da Ovelha.
Inocência Figueira, 59 anos, disse não se recordar de ter visto tanta água e lama deslizar pelo caminho que ladeia a sua casa, na freguesia do Paul do Mar. "Um susto tremendo" que levou residente do concelho da Calheta, juntamente com os vizinhos, a fugir da sua casa e gritar pelos seus familiares. "Só me lembrava dos meus netos. Foi terrível. A chuva foi tanta que trouxe lama e pedras por ali abaixo", relatava à reportagem, horas depois.
De lágrima à espreita e depois do sol mostrar o que a noite encobria, Inocência Figueira não queria acreditar no que via. "Pelo menos seis casas estão alagadas", indicava, vaticinando um enorme prejuízo: "Os estragos são muitos nestas casas. Vai ser preciso pintar e não sei se a mobília não está estragada".

Um dia agitado
Bombeiros e jornalistas chamados
•A população não aguentou. Numa assentada chamaram os bombeiros voluntários da Calheta para ajudarem na tarefa de escoamento da água, e alguns jornalistas para darem conta do sucedido.

Moradores pedem novo túnel
•O presidente da Junta tal como outros moradores voltaram a reivindicar um túnel entre o Jardim do Mar ao Estreito da Calheta. "A desculpa é que não têm dinheiro", dispara o autarca eleito pelo PSD, defendendo a infra-estrutura rodoviária, isto depois da localidade ter estado isolada.


Camiões não passam para a Calheta
•Não estão fáceis os trabalhos de remoção dos inertes na estrada de acesso entre a Madalena do Mar e o Arco da Calheta. A juntar ao estreitamento da antiga estrada no sítio dos Moledos, também na Madalena do Mar, a situação anómala impede que os veículos pesados não possam chegar ou sair em direcção à Ponta do Sol. Nem mesmo as carreiras de transporte público. A Via Litoral diz que a estrada continuará encerrada até que a limpeza esteja completamente efectuada.


Fonte: Diário / Vitor Hugo

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A força da natureza na ribeira da Cova (26.01.2011)

A maior tempestade que atingiu o Paul do Mar (fotografias da tarde)






Uma imagem vale mais que mil palavras. Quero registar a prontidão e o excelente trabalho feito no Paul do Mar, pela Protecção Civil do Concelho da Calheta. Nomeadamente os Bombeiros Voluntários da Calheta, os funcionários da Câmara Municipal da Calheta, a Rádio Calheta e todos os que contribuiram para "minimizar" os danos causados pela tempestade.
A todos o meu sincero obrigado!
O sol brevemente brilhará sobre o nosso Paul do Mar.

A maior tempestade que atingiu o Paul do Mar (fotografias de manhã)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cavaco Silva, vence a eleição para Presidente da República no Paul do Mar

Cavaco Silva - 204 votos (61.63%)
J. Manuel Coelho - 98 votos (29,61%)
Fernado Nobre - 14 votos (4.23%)

Manuel Alegre - 11 votos ( 3.32%)

Defensor Moura - 2 votos (0.60%)

Francisco Lopes - 2 votos (0.60%)
Eleitores inscritos: 881
Votantes: 337 (38.2%)
Nulos: 4 (1.1%)
Brancos: 2 (0.5%)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pela verdade desportiva...


Um dos mais famosos provérbios portugueses diz: “uma mentira dita muitas vezes passa a ser verdade.” A mentira de que o Benfica era um clube protegido por Salazar tem sido dita muitas vezes com o objectivo duplo de menorizar as vitórias passadas do clube e modificar a história do futebol Português e, mesmo, de Portugal. Veremos de seguida os factos que desmentem por completo esta calúnia.
1- Quem não conhece a história do Benfica pode pensar que o seu hino de sempre é a música de Luís Piçarra, mas isso não corresponde à verdade. O hino oficial do Benfica, composto por Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder.
2- O Estado Novo teve início em 1926 e começou a desintegrar-se em 1961 com as crises estudantis e a guerra colonial. Pois foi precisamente na fase decadente do antigo regime que o Benfica emergiu como força dominante do desporto português.
Nos primeiros vinte e cinco campeonatos nacionais (entre 1934 e 1959, ou seja o período mais relevante do Salazarismo), a lista de vencedores é encabeçada pelo Sporting com 10 títulos, seguindo-se o Benfica com 9, o F.C.Porto com 5 e o Belenenses com 1. O Benfica tinha portanto vencido 36 % dos campeonatos – em 2008 tem 42%...
3- Em 1954/55 O Benfica apesar de campeão não foi indicado para a Taça dos Campeões Europeus porque naquela altura os clubes eram sugeridos pelas entidades nacionais responsáveis e o Benfica, mesmo sendo campeão, foi preterido em favor do Sporting.

Fonte: Facebook

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Festa de Santo Amaro no Brasil




(...) Algumas das fotos de nossa grandiosa festa de Santo Amaro-Abade no dia 15 de janeiro. Foram momentos maravilhosos que, certamente ficarão em nossos corações e na história da Catedral que lhe leva o nome. As palavras de Dom Fernando-nosso Bispo Diocesano, e o amor de nosso querido Pe Rogério e demais Padres presentes, foram algo muito especial neste dia.
Melhor ainda foi o dia que nosso Senhor reservou para comemorar o dia deste seu precioso servo: um dia lindo, sem chuva, e com muita alegria, principalmente se lembrarmos como tem sido os últimos dias de fortes chuvas e, alagamentos em nossa cidade, aqui em SP.
Nesta semana também, comemoramos o dia de São Sebastião-Mártir (20 de janeiro) e minha comunidade de origem em Piraju (Xaveriana), está em festa. Será na 5ª feira, feriado em Piraju e no Rio de Janeiro. Acesse o site de nossa rádio Católica em Piraju, estado de São Paulo, fundada pelos Missionários Xaverianos e acompanhem (horário de funcionamento das 07 às 19h horário de Brasília - capital do Brasil):
www.materdeifm.com.br (...)

Texto e fotos de Jefferson Ripi da Silva (Brasil)

domingo, 16 de janeiro de 2011

sábado, 15 de janeiro de 2011

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Festa de Santo Amaro

Dia 14/01/2011 (Sexta-feira)
20:00 - Novena e missa
Dia 15/01/2011 (Sábado)
12:30 - Missa e procissão

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Três rampas na agenda


A secção de desportos motorizados do Clube Desportivo Nacional, em parceria com a “Talento Sem Limites - Promoção de Eventos Desportivos”, volta a organizar, em 2011, um Troféu regido pelas prescrições gerais aplicáveis às provas de Automobilismo e específicas para os ralis. São três provas que constam do calendário, nos meses de Fevereiro (dia 26 - Circuito Município do Funchal/Rampa do Monte); de Julho (dia 23 - Circuito Município de Santana/Rampa do Pico das Pedras) e de Outubro (dia 29 - Circuito Município da Calheta/Rampa do Paul do Mar), podendo a organização, a cargo do CD Nacional, modificar o calendário, substituir, suprimir, anular ou alterar as datas, mediante o prévio acordo da FPAK. Poderão participar no Troféu “alvinegro” as viaturas que possuam homologação FIA em vigor (grupos A e N); cuja homologação já caducou; grupo VSH (sem homologação ou que nunca a tiveram para participar nos ralis) e ainda os denominados “Clássicos”. A competição é reservada a condutores e navegadores com licenças emitidas em 2011 pela FPAK do tipo Regional - Troféus de Iniciação, sendo que só se realizará se houver, no mínimo, 20 viaturas inscritas. As provas especiais, no seu conjunto, de 20% do itinerário comum da prova, mas não poderão exceder, no seu total, 45 quilómetros.
Fonte: Jornal da Madeira /Vasco Sousa


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Paul do Mar assinala solenidade do padroeiro


A paróquia do Paul do Mar vai celebrar a festa de Santo Amaro, o seu padroeiro, no próximo sábado, 15 de Janeiro, dia litúrgico daquele santo.
A Eucaristia que assinala aquela festa terá incio às 12h30. No final sairá a procissão, na qual se integrarão muitos devotos daquele santo.
Como preparação para festa será celebrada missa às 20 horas da próxima sexta-feira. O pároco do Paul do Mar, Pe. Paulo Silva presidirá às celebrações.
No adro e arredores haverá o habitual arraial com os atractivo próprios destas festas.
Também a paróquia de Santo Amaro, situada na freguesia de Santo António, vai celebrar a festa do seu padroeiro no próximo domingo, iniciando-se a celebração eucarística às 16 horas, presidida por D. António Carrilho. No final sairá a procissão.
No sábado às 19 horas será celebrada missa vespertina.
No que se refere à animação, no sábado a partir das 20h.30, actuará um conjunto musical, funcionando os bazares e casa de chá até à meia-noite. No domingo a partir das 19 horas haverá actuação da Banda Filarmónica de Santo António.
Em Santa Cruz decorrerá a festa de Santo Amaro no sábado às 14 horas, seguindo-se a procissão.
Na sexta-feira às 20 horas inicia-se a procissão com saída da capela de Santo Amaro em direcção à igreja de Santa Cruz onde será celebrada a Eucaristia.

Fonte:
Jornal da Madeira/Sílvio Mendes

Trespassa-se o blog da Banda Municipal Paulense


Este é o desafio do autor do blog da Banda Municipal Paulense.
Segundo o último post "...blog da Santa Banda Municipal Paulense vai sofrer algumas mudanças, nomeadamente a gerência deste Blog.
A todos os interessados que queiram contribuir para o bom funcionamento do mesmo, é favor de se manifestarem mandando os seus ideias/projectos para o Blog e ficará com cedência do Blog por tempo indeterminado".

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nunca passou por aqui

domingo, 9 de janeiro de 2011

O rapaz do lenço verde

Já sei quem é o "Rapaz do lenço verde"! Eu preferia que fosses do lenço "vermelho".

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os meus amigos do Facebook


Só faltam 3 (três), para atingir os 500 amigos(as). Ao contrário do que fiz com o Hi5, só aceito amigos/conhecidos.
Quem será o próximo? Aceita o desafio.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Passeio a pé: Ziguezague no Paul


Muitas são as belezas que vai poder encontrar ao longo da Ladeira dos Zimbreiros, na Fajã da Ovelha

Para começar bem o ano, nada melhor do que usufruir das belezas que só a nossa terra nos pode oferecer, com mais uma fantástica caminhada por aí.
A nossa primeira sugestão para 2011 vai levá-lo até à Calheta, para percorrer uma antiga vereda que, durante anos, foi das poucas ligações entre a freguesia da Fajã da Ovelha e a do Paúl do Mar. Falamos da "Ladeira dos Zimbreiros", um velho caminho calcetado que, em ziguezague, desce a encosta até à foz da Ribeira das Galinhas, ali mesmo junto ao mar.
O piso está em bom estado e as zonas que poderiam apresentar algum perigo encontram-se protegidas. Ainda assim, aconselhamos a levar um bordão, pois algum apoio na descida dá sempre jeito e permite aos joelhos algum descanso.
À medida que vai descendo, não deixe de apreciar as vistas sobre o casario que, lá em baixo, mesmo na base da arriba, se arrumam ao longo da praia de calhau rolado, donde, outrora, saíram muitos pecadores para o Panamá.
Logo no início da descida não pode deixar de reparar no antigo fio de carga (Miradouro do Fio) que tornava tão mais fácil o transporte e a troca de produtos da terra ou do mar entre as duas localidades. E muito agradeciam as suas gentes, que assim não tinham de carregar às costas o peixe ou as batatas.
Muitos outros motivos vai encontrar para muitas paragens. Olhando para o alto vai poder ver os poios recortados que espreitam de lá de cima, dos Prazeres.
Continuando, os pouco mais de 2 quilómetros que permitem ultrapassar o desnível de cerca de 350 metros podem tornar-se cansativos, mas valem bem a pena.
No final, procure um dos bares que por ali há e aprecie algumas das especialidades da casa, com a certeza de que as lapas farão parte da ementa.
Ora, não deixe apenas para o Verão e acredite que no Inverno também se podem fazer caminhadas surpreendentes. Aproveite um dia de descanso e aventure-se, com a certeza de que há percursos que mesmo com chuva são bastante seguros, oferecendo-nos belezas diferentes.

O que poderá encontrar...
A vegetação que encontra ao longo da descida dos Zimbeiros inclui-se na chamada vegetação típica do litoral. Além das plantas introduzidas, vai poder encontrar alguns exemplares de Cila-da-Madeira (Autonoe madeirensis), que nesta altura do ano poderão exibir, ainda, as suas 'espigas' roxas que despertam a curiosidade dos passantes.

E se retemperou as forças com aquilo que viu pelo caminho, então, ao chegar ao Paúl do Mar, vai querer continuar a caminhada, tendo, pois, pelo menos, três opções à sua escolha para chegar aos Prazeres. Note que o desnível transposto a descer deverá, agora, ser galgado no sentido inverso, pelo que a subida poderá ser um pouco mais exigente. Mas como já diz o ditado "devagar se vai ao longe", por isso, nada como se fazer ao caminho. Poderá subir pela Vereda da Atalaia, embora este trilho não se encontre em muito bom estado, o mesmo acontecendo com a Vereda do Jardim do Mar. Por isso mesmo, sugerimos que siga pela Vereda do Assumadouro (também conhecida por Caminho Real), que encontra nas costas do cais e que o levará até ao Lombo da Rocha.

A ter em conta
Ponto de partida: Fajã da Ovelha - Calheta
Ponto de chegada: Paúl do Mar - Calheta
Tempo de percurso: 1h30m, com muita calma.
Equipamento: Calçado e vestuário apropriados, bordão.
Observações: A descida poderá ser exigente, por isso não se recomenda a quem tenha problemas nos joelhos.
Fonte: Revista Mais/Diário - Texto e Fotos Marco Livramento

Fogo de artíficio do Ano Novo 2011 (Funchal)

sábado, 1 de janeiro de 2011

Grupo de emigrantes pauleiros está de visita à sua terra



Algumas das pessoas, que participam numa viagem desde os EUA, que hoje passaram um dia no Paul do Mar.

Feliz Ano de 2011

Para todos que durante o ano de 2010, visitaram o blog, espero ter contribuído para atenuar as saudades da nossa terra.
Neste ano de 2011, as minhas expectativas são muitas. Estou convicto que será muito melhor, que o ano que findou.
Para todos em geral, desejo que os vossos sonhos, sejam uma realidade em 2011. Para a diáspora pauleira em particular, se puderem venham ao nosso Paul do Mar, em 2011.